terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dia do Engenheiro Eletricista no dia 23/11 - ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS




ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS
22:00 (Há 16 horas)
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
para mim
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Prezado/a JOAO CARLOS CASCAES, você está recebendo um boletim da sua Entidade de Classe.
 Caros Colegas Associados da APEE:

 Hoje é um dia especial para nós, Engenheiros Eletricistas, pois comemoramos o nosso Dia do Engenheiro Eletricista, que tem nossas profissões regulamentadas pelo sistema Confea/Crea e possuem interação com todo o sistema produtivo e somos agentes de inovação, bem estar social e cidadania.

Anualmente tenho repetido o texto abaixo, para que todos saibam e não esqueçam a razão de se comemorar o Dia do Engenheiro Eletricista no dia 23/11.

O  Instituto de Eletrotécnica da Universidade do Rio de Janeiro - primeira Escola de Engenharia Elétrica da América do Sul foi estabelecida em 1920, e provocou reformas na maneira de dividir as Engenharias (Civil e Eletrotécnica) e em 23 de Novembro de 1923 foi fundado o Instituto de Eletrotécnica de Itajubá quando pela primeira vez tivemos o título profissional de “Engenheiro Eletricista”.

Sem medo de estar afirmando algo incorreto, hoje todas as atividades produtivas dependem das nossas expertises, seja na produção, transporte ou utilização da energia, seja nas comunicações ou automação, seja nas áreas odonto/médico/hospitalares ou na tecnologia da Informação, entre outras.

Podemos nos orgulhar das nossas profissões pois elas não só nos dão condições de viver, mas permitem que alcancemos nosso objetivo maior que é contribuir para um mundo cada vez mais justo, saudável e sustentável.

Parabéns a todos e Que Deus Nos Dê Muita Energia e Nos Ilumine.

Saudações e prestigiem a sua associação APEE


Claude

APEE


Wikipédia em 24 de novembro de 2015


Universidade Federal de Itajubá foi fundada em 1913 com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI), tendo iniciado suas atividades no dia 16 de março.[3] A inauguração oficial ocorreu em 23 de novembro daquele mesmo ano com a presença do Presidente Hermes da Fonseca.[4]
Desde logo o IEMI se destacou na formação de profissionais especializados em sistemas de energia, notadamente em geraçãotransmissão e distribuição de energia elétrica.
O então instituto foi oficializado pelo Governo Federal em 5 de janeiro de 1917, por meio da Lei 3232, sancionada pelo Presidente Wenceslau Braz, que reconheceu o Curso de Engenheiros Eletricistas e Mecânicos. O curso tinha, inicialmente, a duração de três anos, tendo passado para quatro anos em 1923. Em 1936 foi alterado o currículo do curso, que passou a ter a duração de cinco anos, e o Instituto foi equiparado à Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em 15 de março daquele ano, o nome da instituição foi alterado para Instituto Eletrotécnico de Itajubá - IEI. Em 30 de janeiro de 1956 o IEI foi federalizado pela Lei 2721,[5] sancionada por Nereu Ramos, presidente em exercício.
Em 16 de abril de 1968, o Decreto 62.567 alterou sua denominação para Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI e em 24 de abril de 2002, foi transformada em Universidade, com a denominação atual, adotando a sigla UNIFEI, por meio da Lei 10.435,[6] sancionada pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Foi, por muitos anos, exclusivamente especializada em engenharia e, por isso, é uma refêrencia na área, principalmente nas abordagens elétrica e mecânica, em que possui seus cursos mais antigos. Iniciou em 1968 seus cursos de pós-graduação, com mestrados em elétricamecânica e biomédica, este último posteriormente descontinuado. Em resposta à evolução da tecnologia e à expansão das novas áreas contempladas pela engenharia, ampliou as suas ênfases em 1980, passando a incluir a de produção, no curso de mecânica, e a de eletrônica, no de elétrica.
Mais cursos foram surgindo conforme as necessidades do país, o aparecimento de novas áreas do conhecimento e o aprimoramento de sua infra-estrutura. Contudo esse processo ocorreu sem perder o foco nas ciências exatas, apesar de passar a fornecer também outras disciplinas além das engenharias. Todos os cursos herdaram a base forte elétrica e mecânica da instituição. Por exemplo, a graduação em Engenharia de Computaçãopossui enfoque maior em hardware devido a origem elétrica. Comparações análogas podem ser feitas para a maioria das demais. Entre os 14 cursos em funcionamento destacam-se os de engenharia Ambiental e o de Engenharia Hídrica, sendo esse último o primeiro do país a formar engenheiros especializados em gestão e uso da água.

Nenhum comentário: