sábado, 19 de outubro de 2013

Ponderações sobre o 1º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE no INSTITUTO DE ENGENHARIA DO PARANÁ em 18 de outubro de 2013

1º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE no INSTITUTO DE ENGENHARIA DO PARANÁ em 18 de outubro de 2013
O terceiro dia de atividades de acordo com o programado para o 1º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE realizado no Centro de Eventos do INSTITUTO DE ENGENHARIA DO PARANÁ deu continuidade ao resgate da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e da Tecnologia em geral na busca de soluções para a inclusão universal do nosso povo em todas as atividades humanas.
O desafio de avaliar atividades dos nossos centros de pesquisa começou demonstrando quanto poderíamos fazer se em nossos templos de cultura acadêmica a objetividade e determinação a favor das pessoas com Deficiência existisse há muitos anos. Agora, com o programa (Viver sem Limite) não há desculpas, podem e devem mostrar resultados.
No ambiente das universidades privadas, com a belíssima exceção da UNINTER/SIANEE no Paraná, vimos e ouvimos o que já sabíamos com tristes recordações, a baixíssima prioridade dada à inclusão universal.
Os efeitos das diretrizes federais, contudo, empolgam. Talvez graças a isso e à evolução de nossas instituições federais pudemos ver e ouvir as explicações do Dr. Paulo José Resende, quase implorando que os empresários e cientistas de Curitiba façam propostas ao FINEP (FINEP - Área de fomento e novos negócios , 2013).
O Capitão Alexandre Bruel Stange explicou e mostrou o que fazer para se evitar delitos e crimes assim como apresentou a “pedrinha” do petit pavê como instrumento de inúmeras lesões a policiais da PM PR. Até quando?
Nosso companheiro de lutas, o Arquiteto e Urbanista Ricardo Tempel Mesquita (Acessibilidade e o Arq Ricardo Mesquita) mais uma vez colocou suas propostas, destacando-se o conceito da inclusão universal.
A palestra do Dr. Mário Ramidoff foi extremamente elucidativa sobre o potencial e limitações do Ministério Público; usem-no!
O Grupo UNINTER (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) transforma em ações o que os teóricos reclamam. Que maravilha!
Nosso ex-secretário da SEPCD e com um tremendo CV de serviços a favor das pessoas com deficiência, Irajá de Brito vaz, trouxe-nos a história das cadeiras de rodas e perspectivas. Lembrando que a população de PcD (The World of Wheelchair Travel by wheelchairtraveling.com ) e idosos cresce exponencialmente podemos apreciar melhor tudo o que é produzido a favor da inclusão de mais de um bilhão de seres humanos.
O dia terminou com a exposição sucinta dos planos da SEPcD para Curitiba, vamos torcer para que se concretizem...
Em tempo, maravilhosamente descobrimos que a ONU reforça a importância da inclusão (Sassaki).
Ótimo!
Conclusões nem sempre agradáveis.
Teimosamente perguntamos: quais são os efeitos de tudo o que foi feito até agora? O que Curitiba mudou? O Brasil?
Durante o seminário e na Rua das Flores (laboratório) vimos e demonstramos a indiferença de nossas autoridades e do povo em geral em relação às pessoas com deficiência, os idosos, gente doentes etc.
É um comportamento estranho, pois nosso povo é visto como sensível, emotivo, o que se percebe até durante as palestras quando alguém usa algum qualificativo inadequado. Vivemos e “curtimos” intensamente a figura do coitadinho que merece respeito formal, relegado solenemente a favor de outras prioridades na vida real.
Precisamos de outras palavras de ordem, mais fortes, menos evasivas e sentimentais.
É direito de todos o pleno exercício da cidadania, da vida em tudo o que ela oferece e podemos com  recursos que a ciência e a educação oferecem quando a aproveitamos ao máximo.
O Seminário do IEP foi criado com esse propósito. Todos, com raras exceções, devem ter convivido com pessoas lesionadas por doenças,  acidentes e herança genética (e/ou).
Naturalmente nascemos egoístas, competitivos de forma radical.
Se fomos educados de forma adequada ou temos por natureza o altruísmo saberemos quanto é importante corrigir erros de aplicação de todas as técnicas e ciências, erros vendo tudo sob o prisma da dignidade humana.
Se evoluímos e se isso é vontade real precisamos agir, corrigir, se eficazes na luta a favor da inclusão universal, palavra de ordem (expressão) bem colocada pelo Arquiteto Ricardo Mesquita em suas intervenções.
No 1º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE criado e realizado pelo IEP, INSTITUTO DE ENGENHARIA DO PARANÁ em outubro deste ano (Cascaes) com certeza aprendemos muito. Excelentes palestrantes deram brilho ao evento.
Fica o desafio, criar no Paraná um polo de empresas dedicadas a Tecnologia Assistiva. Na área educacional temos o exemplo da UNINTER, que maravilha, parabéns professora Leomar Marchesini ( (Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais)).
Cascaes
19.10.2013

Cascaes, J. C. (19 de outubro de 2013). FINEP - Área de fomento e novos negócios . Fonte: Educação e Tecnologia Assistiva - Inovação e Dignidade: http://ta-inovacao-dignidade-autonomia.blogspot.com.br/2013/10/finep-area-de-fomento-e-novos-negocios.html
Cascaes, J. C. (s.d.). http://www.youtube.com/jccascaes. Fonte: jccascaes: http://www.youtube.com/jccascaes
João Carlos Cascaes, E. C. (s.d.). Fonte: Acessibilidade e o Arq Ricardo Mesquita: http://acessibilidade-e-o-arq-ricardo-mesqui.blogspot.com.br/
Sassaki, R. (s.d.). Romeo Sassaki: “Objetivo do Milênio por uma Sociedade Inclusiva para Todos”. Fonte: LuMiy's Blog: http://lumiy.wordpress.com/leidireito/sassaki-quebrem-barreiras-abram-portas-randd/
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. (s.d.). Fonte: Grupo UNINTER: http://www.grupouninter.com.br/centrouniversitario/sianee.php
The World of Wheelchair Travel by wheelchairtraveling.com . (s.d.). Fonte: The World of Wheelchair Travel by wheelchairtraveling.com
Viver sem Limite. (s.d.). Fonte: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_0.pdf










Nenhum comentário: