domingo, 7 de abril de 2013

Nossa esperança - a revitalização da Engenharia no Brasil


Reabertura do Bar do Instituto de Engenharia do Paraná
Qual é a importância de um Instituto de Engenharia? Que apoio poderá dar ao nosso povo, órfão e abandonado por aqueles que teriam como protegê-lo da demagogia ou pura e simplesmente ignorantes da importância de bons projetos, empresas, equipamentos instalações operadas da melhor maneira e otimizadas sob aspectos que só bons engenheiros são capazes de entender?
O IEP, como é conhecido o Instituto de Engenharia do Paraná, foi durante muito tempo o local de encontro, confraternização e discussões até acaloradas sobre tudo o que a Engenharia no Paraná tivesse algum sentido. Entre outros espaços, o bar o Instituo era o local de excelência desta ágora, que reunia profissionais com vocação para análises técnicas e políticas dos governos paranaenses assim como da formação e funcionamento da infraestrutura técnica no Paraná e no Brasil.
Participamos desse ritual democrático, onde aprendemos mais sobre o estado do que em muitas bibliotecas poderíamos estudar. Um destaque, enquanto viveu, era sentar à mesa onde o Professor, Escritor, Historiador, Engenheiro e Presidente do IEP durante muitos anos, nosso saudoso líder Luiz Carlos Pereira Tourinho contava histórias e descrevia obras e projetos com maestria; só ouvi-lo justificava a presença durante horas naquele local, que também acolhia pessoas com personalidade forte e opiniões singulares sobre tudo o que existia e acontecia no Paraná.
O Professor Tourinho colocou o IEP em posição de destaque. Era uma personalidade valorizada e respeitada pela firmeza de caráter e disposição para valorização da Engenharia, sempre que o desafio se apresentava.
Ressentimo-nos da perda dessa condição de respeitabilidade, aqui e em nível nacional. Por diversas razões as profissões associadas às Ciências Exatas perderam espaço. Entramos pelo funil do economicismo e das colocações acadêmicas e simplórias em torno do exercício de profissões estratégicas e essenciais ao desenvolvimento do Brasil.
O desprezo pela boa Engenharia, lastreado por leis mal regulamentadas e fiscalização de péssima qualidade viabilizam acidentes e desvios técnicos inacreditáveis.
Diante de tudo isso festejamos e saudamos a atual diretoria do IEP ao decidir abrir o bar onde encontramos, por exemplo, o engenheiro Adelino Alves da Silva já com 98 anos de idade, lúcido e disposto a contar detalhes de sua vida. Com muito orgulho passamos horas agradabilíssimas aprendendo detalhes da história do Paraná que de outra forma seriam perdidos, melhor ainda, podendo filmar e colocar em blog, youtube e facebook para conhecimento de todos o que foi um momento tão valioso quanto esse.
Entre aperitivos também tivemos condições de discutir sobre os desafios da atual diretoria do IEP, num período em que talvez tenhamos enormes pesadelos, como, por exemplo, a possibilidade de um racionamento de energia elétrica e a MP 579 [ (As Incoerências da MP 579), (MP 579 - MEDIDA PROVISÓRIA Nº 579, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012.)] extremamente perigosa em seus efeitos em médio prazo.
Mais ainda, o contencioso técnico administrativo é enorme. Precisamos de lideranças não comprometidas politicamente e em condições de avaliar simplesmente a qualidade técnica de tudo o que se decide e é feito. Essa é a nossa esperança com o Engenheiro Cássio José Ribas Macedo na Presidência do IEP e sua equipe de diretores e conselheiros.
Cascaes
6.4 2013

As Incoerências da MP 579. (s.d.). Fonte: ILUMINA: http://www.ilumina.org.br/zpublisher/materias/Noticias_Comentadas.asp?id=19947
MP 579 - MEDIDA PROVISÓRIA Nº 579, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012. (s.d.). Fonte: planalto.gov.br: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/mpv/579.htm

Nenhum comentário: